SAIBA QUANDO MONTAR E DESMONTAR A SUA ÁRVORE DE NATAL

SAIBA QUANDO MONTAR E DESMONTAR A SUA ÁRVORE DE NATAL

O Natal é uma época repleta de tradições e costumes. O ritual de decorar árvores existe há milênios, já que diversas culturas celebravam a temporada de colheita dessa forma.

No começo do século 16, a árvore foi adotada pelo Cristianismo, comemorando o nascimento de Jesus Cristo. Como o costume foi iniciado na Europa, houve a adoção dos pinheiros, bastante comuns naquela região e adequados para serem enfeitados.

Assim, as pessoas passaram a montar árvores em casa, com diversos elementos, como velas (simbolizando a luz de Jesus), estrelas (se referindo à estrela de Belém) e rosas (remetendo à Virgem Maria). Um dos nomes responsáveis pela difusão deste costume foi o líder religioso Martinho Lutero (1483-1546), fundador da Igreja Protestante.

Um momento fundamental para a expansão da prática por todo o mundo se deu na temporada de festas de 1841, quando o príncipe Albert (1819-1861), marido da rainha Vitória (1837-1901), montou uma árvore de Natal em seu palácio, em Londres, no Reino Unido. Como o império vitoriano dominava boa parte do mundo, logo o costume foi espalhado e se tornou mundial.

Em 1931, nasceria mais uma grande tradição: a árvore do Rockefeller Center, o maior marco do Natal de Nova York, nos Estados Unidos. Presente especialmente em filmes e programas de TV desde então, o item se tornou um grande ícone.

Muita gente fica em dúvida sobre o dia apropriado para começar a enfeitar a casa e montar a árvore. Segundo a tradição cristã, a data recomendada para o início dos preparos é o primeiro domingo do Advento, ou seja, o quarto domingo antes do nascimento de Jesus, 25 de dezembro. Em 2018, a data cai no dia 2 de dezembro.

Prefira o pinheiro permanente, assim a sua árvore vai estar inteirona na noite de Natal. Segundo os costumes religiosos, o ideal é ir preparando a casa de maneira gradual até o dia 24 de dezembro. Na véspera do Natal, os enfeites devem se completar, com o Menino Jesus sendo colocado no presépio.

No dia 6 de janeiro, Dia de Reis, quando, segundo a tradição, os Reis Magos teriam visitado o Menino Jesus, deve ser feito o desmonte das decorações natalinas.

Tendências

Novidades e tendências em artigos para festas poderão ser vistas na primeira edição da ABCasa Natal & Festas, que será realizada de 30 de maio a 2 de junho, no Anhembi, em São Paulo (SP).

A feira é uma promoção da ABCasa – Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores, que já realiza, duas vezes por ano, com grande sucesso, a ABCasa Fair, maior feira do segmento da América Latina.

Com a participação já confirmada das maiores empresas do segmento de eventos, a ABCasa Natal & Festas será destinada a lojistas, decoradores, arquitetos, promotores de eventos e todos os profissionais desse setor, que registra excelentes números anuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares